Bernardo Ruivo Quintella

É Investigador Auxiliar no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), coordenando, desde 2018, uma das linhas de pesquisa “Tecnologias para Exploração e Monitorização”, e Professor Convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde leciona desde 2009. Com uma licenciatura em Biologia Marinha (FCUL) obtida em 1999, um doutoramento em Biologia da Conservação em 2007 na Universidade de Lisboa, e mais de 20 anos dedicados à investigação, grande parte do seu trabalho foca-se no estudo das migrações de peixes. Os seus interesses de pesquisa atuais também incluem a avaliação de áreas marinhas protegidas (AMP) como ferramenta de gestão para a exploração sustentável dos recursos vivos marinhos.

Entre os estudos realizados em AMP, particularmente os conduzidos no Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PMSACVC), uma parte importante da investigação tem sido direcionada para a avaliação do efeito de proteção de áreas onde a pesca não é permitida.

O trabalho proposto para ser desenvolvido, visando o cherne (Epinephelus marginatus), em colaboração com outros investigadores do MARE e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), e com o apoio da empresa SEACULTURE, faz parte desta prioridade de pesquisa e surge da necessidade de acelerar a recuperação de uma espécie emblemática para a conservação marinha que é lenta a recuperar apesar das medidas de proteção implementadas no PMSACVC.

Contacte-nos

Para mais informações,
fale connosco!

Localização

Praça de Liège, 146 Porto, 4150-455, Portugal

Contactos

geral@viridia.pt