Bio-Ilhas
por Vita Nativa

A Vita Nativa é uma organização portuguesa sem fins lucrativos para a Conservação do Ambiente que pretende promover o estudo e a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural e contribuir para uma participação ativa na defesa do ambiente e dos serviços do ecossistema.
Fundada em 2018, a Vita Nativa é uma associação que teve como ponto de partida o coração da Ria Formosa, mais precisamente Olhão, onde foi constituída por um grupo de profissionais que desenvolvem atividade na área da conservação da natureza e ambiente e que se juntaram pela necessidade de dar resposta ativa e coordenada a várias problemáticas ambientais identificadas.
A Vita Nativa conta com uma equipa multidisciplinar, dinâmica e comprometida em trazer uma nova visão e abordagem prática sobre as diferentes temáticas ambientais.

Descrição do Projeto
O projeto pretende implementar uma série de ilhas artificiais que sejam atrativas para as espécies de aves nidificarem.
Com a instalação destas ilhas, e a requalificação de combros de salinas degradados, ajudar-se-á à fixação de populações de aves nidificantes, algumas com populações em declínio na Europa, como a chilreta (Sternula albifrons), a perdiz-do-mar (Glareola pratincola), o alfaiate (Recurvirostra avosetta) e o borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), entre outras. Também contribuirá para a fixação de dormitórios invernais de uma série de espécies de aves, nomeadamente espécies limícolas.
Serão realizadas monitorizações semanais das aves que utilizem a área de estudo e ainda campanhas de anilhagem científica, com o intuito de avaliar a utilização das ilhas por parte das espécies-alvo.
Por fim, também serão dinamizadas ações pedagógicas dirigidas às comunidades locais e escolas, bem como aos atores das atividades socioeconómicas nas áreas a intervencionar.
Este projeto conta ainda com a parceria do ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, das Águas do Algarve, da Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas e das Salinas do Grelha – Segredos da Ria.






Ecossistemas-chave
Ria Formosa (sistemas lagunares da faixa sul de Portugal)
Espécies-chave
Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), Alfaiate (Recurvirostra avosetta), Pato-tadorna (Tadorna tadorna), Garajau-comum (Sterna hirundo), Chilreta (Sternula albifrons) e Perna Vermelha (Tringa totanus)

Gestores de Projeto

Responsáveis
Octávio Mateus

Local de intervenção
Faro e Olhão

Período de implementação
25 meses
(Junho de 2021 a Junho de 2023)

Investimento
90.000€
Para mais informações,
fale connosco!
Praça de Liège, 146 Porto, 4150-455, Portugal
geral@viridia.pt