Consolidar e expandir a população do Abutre-Negro em Portugal

por Palombar

É uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é, entre outras, conservar a biodiversidade, os ecossistemas selvagens, florestais e agrícolas. Orientada por uma abordagem pedagógica e cooperativa, também promove a pesquisa científica nas áreas de Ecologia, Biologia da Conservação e Gestão de Ecossistemas, educação ambiental, desenvolvimento comunitário e dinamização do mundo rural. Tem os seguintes objetivos principais de atuação:

• Incentivar a recuperação, preservação e conservação da natureza;
• Defesa do meio ambiente;
• Recuperação e preservação do patrimônio rural construído e cultural;
• Desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

O Programa LIFE da União Europeia está a financiar o projeto “LIFE Aegypius return”, que foi aprovado este ano. O principal objetivo é expandir e consolidar a população de Abutres-Negro (Aegypius monachus) em Portugal e oeste de Espanha, com o objetivo de duplicar a população reprodutora desta espécie na região nos próximos anos.

A categoria de ameaça do Abutre-Negro deve ser elevada de “Criticamente em Perigo” para pelo menos “Em Perigo” a fim de impulsionar o seu sucesso reprodutivo. A Fundação para a Conservação de Abutres (VCF), que também atua como coordenadora nacional do projeto, tem vários outros parceiros além da Palombar.

As ações dos principais eixos do projeto Sentinelas, que começaram em 2019, estão em andamento.

Esses eixos incluem a avaliação da vulnerabilidade de espécies de fauna selvagem ao uso ilegal de venenos, examinando as perceções sociais e os níveis de tolerância de diversos grupos de interesse em relação a espécies de fauna selvagem, e acompanhando, através de dispositivos GPS, espécies sentinelas de aves e mamíferos que são mais afetadas por diversas formas de perseguição ilegal, bem como por outros tipos de ameaças de origem antropogénica.

Ecossistemas-chave

Mistura de ecossistemas rupícolas e bosques mediterrânicos maduros

Espécies-chave

Abutre-Negro (Aegypius monachus)

Gestores de Projeto

Miguel Nóvoa e José Pereira

Responsáveis

Frederico Silva Pinto e Pedro Vaz Pinto

Local de intervenção

ZPE Rios Sabor e Maçãs, ZPE Douro Internacional e Vale do Águeda

Período de implementação

60 meses

(Janeiro de 2022 e Dezembro de 2026)

Investimento

107.414€

Contacte-nos

Para mais informações,
fale connosco!

Localização

Praça de Liège, 146 Porto, 4150-455, Portugal

Contactos

geral@viridia.pt