Matela – Uma Ilha de Biodiversidade

por Fundação Gaspar Frutuoso e Grupo da Biodiversidade dos Açores

A Fundação Gaspar Frutuoso (FGF) foi criada em 1999 pela Universidade dos Açores para apoiar a atividade científica e tecnológica da instituição, fazendo a gestão de projetos de pesquisa liderados por professores e pesquisadores da UAc.

Reconhecida como uma organização de utilidade pública pelo governo regional dos Açores em 2012, a equipa técnica da FGF trabalha em conjunto com as estruturas de gestão científica da universidade para responder de forma eficiente aos desafios e oportunidades de financiamento regional, nacional e europeu.

O Grupo da Biodiversidade dos Açores foi um centro regional reconhecido pelo Conselho Regional de Pesquisa Científica dos Açores e pela Universidade dos Açores.

Entre 2008 e 2014, o ABG conduziu pesquisas em ilhas oceânicas para entender como as atividades humanas e os processos naturais interagem sob mudanças globais.

O ABG agora faz parte do Centro de Ecologia, Evolução e Mudanças Ambientais (cE3c), sediado em Lisboa, que tem como objetivo abordar desafios sociais em ecologia, evolução e meio ambiente.

Descrição do Projeto

O projeto tem como objetivo a conservação e restauração ambiental da Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies de Matela (Ilha Terceira, Açores).

Os objetivos do Projeto são:

1. Atualizar o estado do conhecimento da biodiversidade de Matela, obtendo novos dados e comparando-os com dados históricos;

2. Monitorizar o estado da biodiversidade para vários grupos biológicos ao longo do projeto e preparar um esquema de controlo para o futuro;

3. Iniciar a restauração ambiental da área;

4. Solicitar a criação de um trilho, “Roteiro da Biodiversidade da Matela”, às entidades oficiais responsáveis pelas trilhas nos Açores;

5. Criar um Laboratório Vivo para pesquisa de longo prazo (“Living Lab Matela”).

Ecossistemas-chave

Floresta Laurisilva (Laurus azorica)

Espécies-chave

Cedro-do-mato (Juniperus oxycedrus)

Gestores de Projeto

Paula A.V. Borges e Rosalina Gabriel

Responsáveis

Paulo Azevedo e Pedro Castro

Local de intervenção

Ilha Terceira, Açores

Período de implementação

26 meses

(Dezembro de 2022 a Fevereiro de 2024)

Investimento

22.000€

Contacte-nos

Para mais informações,
fale connosco!

Localização

Praça de Liège, 146 Porto, 4150-455, Portugal

Contactos

geral@viridia.pt